A revista Veja desta semana (outubro de 2007) traz uma matéria sobre Che Guevara. Como você pode imaginar, a reportagem tenta desconstruir o mito. Ela trata o argentino Che Guevara como um assassino frio e calculista que tinha apenas a intenção de conquistar o poder. Em determinado momento citam que Che era uma pessoa que não gostava de tomar banho - como se isso fosse possível em uma guerrilha.
Para quem não entende nada de jornalismo, a matéria pode parecer inocente. Mas faz parte da ofensiva do grupo abril contra o socialismo e o PT. A capa em preto e branco, mostra Che fumando um charuto. A fumaça toma a forma da foto famosa tirada por Alberto Korda. Ela da a impressão de um demônio saindo de dentro com a estrela do PT na boina.
A reportagem é totalmente deslocada. Tenta desconstruir o mito com argumentos totalmente ridículos. Che Guevara foi um homem como outros tantos, porém, ele tornou-se símbolo da luta pela liberdade em um mundo totalmente diferente do de hoje. Se analisarmos Cuba hoje, realmente chegaremos a conclusão que a revolução não valeu a pena. Mas o mito foi construido pela vitória de 1957. Tentar desconstruir a imagem de Ernerto Guevara utilizando Cuba de hoje é uma covardia digna dos burgueses hipócritas que trabalham no Grupo Abril.
Felizmente não vai ser a revista Veja que vai mudar a imagem construida por bilhões de pessoas. Morram tentando.
Copiado do SocoNaCostela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário